curiosidade

13 motivos para assistir 13 reasons why

10:00,0 Comments

Fala, meninas, tudo bom?

Como vocês já devem saber, 13 reasons why (os 13 porquês, em uma tradução livre) estreiou na última sexta-feira (31/03) na Netflix, e vem sendo um estouro nas redes sociais e na vida. Em questão de 4 dias a série já uma das mais assistidas e comentadas por todos na internet. Mas porque essa série fez tanto sucesso assim e tão rápido?



Claro que a Netflix investiu pesado no marketing dessa série, e já tinha muita gente aguardando ansiosamente pela estreia de 13 reasons why. Mas fora todo esse marketing da empresa, tenho que confessar que a série é realmente muito boa, é tão boa que chega a ser viciante! Comecei a assistir na segunda (03) e terminei na terça (04). São episódios que variam de 50 a 60 minutos de duração, e a primeira temporada tem 13 episódios.



13-reasons-why-e-o-blush

Vou fazer um resumo da ópera aqui: Hannah é aquela menina que todo mundo da escola pega no pé, sabe? Chega uma hora que ela não aguenta mais tanta pressão sobre ela, e acaba se suicidando. Mas, antes dela cometer o suicídio, ela deixa 7 fitas, cada lado destinado a uma das pessoas que ela julga ser responsável por seu ato, porém, na fita 7, o lado B fico vazio. Ela confia essa carta a um dos seus amigos, e deixa um segredo com ele. Logo, ele honra a sua memória e a sua vontade,  e faz com que todos os personagens ouçam as fitas e descubram o que fizeram pra Hannah. 

(Tô me controlando pra dar o mínimo de Spoilers possíveis).

Mas, vamos lá ao real motivo desse post. 





Eu assisti essa série muito rápido, e fiquei pensando que muitas pessoas devem estar se perguntando porque assistir essa série, já que ela é uma série um tanto quanto pesada. Por isso eu vim aqui lhe dar 13 motivos pra você assistir 13 reasons why.

JÁ VOU AVISANDO QUE SE VOCÊ TEM TENDÊNCIA A DEPRESSÃO, SUICIDIO OU É SENSÍVEL A CENAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA E SEXUAL, MELHOR FICA LONGE DESSA SÉRIE! 


1- A fotografia da série é incrível


13-reasons-why-e-o-blush

Sério, enquanto eu assistia a série eu só conseguia pensar "PQP, que fotografia é essa?" São realmente muito boas, e eu sinceramente nem sei traduzir em palavras o que eu achei da direção fotográfica dessa série. Só assistindo pra você entender o que eu tô falando!

2- A série é extremamente viciante 


13-reasons-why-e-o-blush

Juro, que acordei no meio da madrugada (por volta das 3 da manhã pra assistir a série), porque simplesmente, não conseguia deixar pra terminar depois, eu precisava saber o que ia acontecer a seguir.

3- Entender como funciona o bullying na vida de quem sofre.


13-reasons-why-e-o-blush

O que eu vejo na verdade, é muita gente se achando Hannah Becker, quando na verdade é um dos porquês. O bullying hoje em dia é algo que é abordado pelas escolas, mídia e tudo ao nosso redor. Mas ainda é bastante real em ambientes como escolas, ainda mais quando se trata de ensino médio. A maioria de nós, já sofreu algum tipo de bullying na escola, seja por um defeito, pelo jeito do cabelo, sua sexualidade, pela sua cor, pela forma que você anda ou qualquer coisa que pela visão deles, é anormal!

4- A depressão existe e ela nem sempre vem com sinais visíveis 


13-reasons-why-e-o-blush
Se você pudesse, você a traria de volta?
Muitas vezes, a gente acha que a depressão só existe quando ela dá sinais evidentes ao nossos olhos, para que enxerguemos ela, mas na vida real, muitos adolescentes sofrem de depressão e guardam esse problema pra si, como uma forma de auto defesa ou apenas para não incomodar as pessoas que estão ao redor. Mas a tristeza deles, pode ser sim um grande sinal de depressão e não apenas pra chamar atenção. Aliás, sabiam que 18,4% da população brasileira já foi diagnosticada com depressão e por sua vez a maioria dessa porcentagem são adolescente?

5- Precisamos aprender a olhar o outro


13-reasons-why-e-o-blush
Você sabe o que fez, você não? 
 Acho que isso foi a mensagem mais clara da série, se alguém, um único personagem que fosse, tivesse realmente olhado pra Hannah, teriam visto que ela não estava nada bem. E isso, nós precisamos trazer pra nossa vida, muitas vezes estamos tão preocupados com as nossas dores, nossos problemas e tão ocupados sendo egoistas, que a maioria das vezes, esquecemos de olhar para aquele nosso amigo ou colega, que anda meio calado, meio sumido. Então, se por algum motivo você tem algum amigo, vai conversar com ele!

6- Uma coisa simples, pode destruir a vida de alguém


13-reasons-why-e-o-blush
Você foi o começo, do fim.
Se você já assistiu a série, você sabe quantas coisas apareceram na vida da Hannah, e muitas delas poderiam ter sido uma coisa simples (como por exemplo a foto que o Justin tirou dela). Mas, graças ao idiota do Bryce (que vai render um assunto polêmico em um tópico aqui a baixo), essa foto viralizou e ela foi humilhada por toda a escola. Tirar uma foto é uma coisa simples, é! Mas a atitude dele foi tão patética, que além de humilhar a Hannah, ainda fez com que todo mundo que já assistiu  a série, sinta raiva dele. Já pensou em quantas vezes uma coisa que parece simples pra você, pode detonar a vida de uma outra pessoa?

7- Há uma grande questão social por trás de tudo


13-reasons-why-e-o-blush
Você é apenas muito doce, certo? Errado.
Não sei vocês, mas eu, consegui achar várias questões sociais por trás de 13 reasons why. Mas a que mais me chamou atenção, foi como Bryce (um menino rico), sempre se dá bem e como ele é acobertado das besteiras que ela faz pelos outros amigos, apenas pelo fato dele ser RICO. E do outro lado temos o Justin, que é cheio de problemas em casa, como uma mãe alcoolatra, que prefere o seu namorado ao próprio filho. Logo, ele amigo de Bryce, ajuda a acobertar o amigo, porque ele sempre o acolhe quando está em problemas, e ainda ajuda o Justin quando ele está com problemas financeiros. Pesado, hein?

8- As vezes os adultos não são capazes de entender


13-reasons-why-e-o-blush
Será que você quer que os rumores sejam verdadeiro?
Acredito que a geração anterior na nossa (como nossos país, avós ou até mesmo pessoas mais velhas), tenham vivido uma fase diferente, e que a nossa geração seja muito mais cruel que a deles, e por isso eles não são capazes de entender o que se passa com um adolescente, quando essa tristeza toma conta deles, ou até mesmo quando um pedido de ajuda parece ser ignorado. A verdade é que a maioria dos adolescentes que sofrem bullying, se sentem de "mãos atadas", e acham que vão precisar resolver sozinhos, já que os seus pais ou professores, não darão a mínima pra eles (Na maioria das vezes, isso realmente acontece, e eles só se dão conta quando já não tem mais como reverter a situação).

9- ESTUPRO NÃO É SEXO!


13-reasons-why-e-o-blush
Poderia uma pessoa ser doente?
Se você é algum tipo de otário, que acha que pegar alguém a força, sem o consentimento da pessoa é transar. Você precisa se tratar! Pela milionesima vez eu vou repetir ESTUPRO NÃO É SEXO! Bryce só se mostrou ainda mais nojento que no início da série, ele teve a coragem de estuprar a namorada do amigo (do seu "melhor amigo") enquanto ela estava bêbada, dentro da casa dela, dormindo na cama dela (EU PARTICULARMENTE, SÓ  CONSIGO SENTIR ÓDIO DESSE CARA). E o que realmente me deixa com muito mais raiva, é que existem pessoas assim. Então, se você conhece alguém com esse pensamento doentio, se afasta dessa pessoa. E se você, de qualquer modo, já sofreu com isso, denúncia. Não se cala diante disso!

10- Vale a pena fazer qualquer coisa pra salvar a sua pele?


13-reasons-why-e-o-blush
Como você vive consigo mesmo?
Você faria realmente qualquer coisa pra se sair de uma besteira que fez? Um erro que cometeu? Até mesmo deixar que vidas fossem tiradas por suas ações e por suas escolhas? Até onde você iria pra conseguir ter um bom futuro? Uma boa faculdade? Um bom emprego? Sacrificara a vida de alguém por seu "livramento"?

11- Quantas vezes você já se sentiu como Hannah Becker?


13-reasons-why-e-o-blush
Poderia uma garota estar mentindo?

Fala a verdade, quantas vezes você já se sentiu sozinho? Vazio? Como se não tivesse valor pra ninguém? Quantas vezes você já pensou que a vida das pessoas séria melhor se você não estivesse ali? Quantas vezes você se sentiu humilhado? Envergonhado? Quantas vezes alguém te magoou? Quantas vezes alguém te feriu? Quantas vezes te colocaram apelidos ou riram de você? Aposto que pra maioria dessas perguntas, a resposta é pelo menos uma vez! Algumas pessoas não tem cabeça o suficiente pra aguentar isso, e nessa série, eles mostram o porque NÃO SE DEVE praticar bullying, seja lá em que ocasião for..

12- Essa série é produzida por Selena Gomes


13-reasons-why-e-o-blush

Confesso que me surpreendi com ela, a produção dá série é impecável. E olha que eu nem sou fã da Selena. Mas confesso que ela arrasou muito! Tá super de parabéns!

13- No final das contas. Quem matou Hannah Becker?


13-reasons-why-e-o-blush
Eu nunca vou saber porquê você fez o que você fez.

13-reasons-why-e-o-blush
Você fez disso, um desafio

13-reasons-why-e-o-blush
Você tenta ser indelicado ou isso é natural?

13-reasons-why-e-o-blush
Você não conseguiu me salvar

Me responde aí, se você puder..


BÔNUS 

Não sei quem reparou, mas, se você é detalhista, também já deve estar curioso pra saber o que vai acontecer em 10 de novembro de 2017, né?


13-reasons-why-e-o-blush

É isso pessoinhas, espero muito que vocês tenham gostado desses motivos pra assistir essa série tão maravilhosa, e que essa série ajude a muita gente a abrir os olhos, sobre o seu próximo, ok?


Um beeeeijo

You Might Also Like

0 comentários: